CINE FREUD
Definições e objetivos:
O projeto de extensão “Cine Freud” pretende, mediado por processos de recepção de obras cinematográficas, proporcionar a transmissão do saber psicanalítico aos alunos de graduação em Psicologia, bem como ao público em geral. O projeto tem, ainda, os objetivos de aprofundar conhecimentos em Psicanálise a partir do referencial imagético proporcionado pelo cinema, contextualizando Psicanálise e Arte; e proporcionar a sensibilização dos sujeitos para os seus processos afetivos advindos dos mecanismos subjetivos desencandeados pela arte.
Principal atividade:
Exibição de filmes seguida de debates conduzidos por psicanalistas.
Público alvo:
Psicanalistas, estudantes, profissionais da área e comunidade em geral.
Local e horário:
Casa Amarela Eusélio Oliveira - Av. da Universidade, 2591
Horário: 14h
As INSCRIÇÕES podem ser realizadas:
1. On-line.
2. No próprio local de exibição do filme (apenas no dia de apresentação de cada filme, a partir de 13h30min).
Obs: Haverá entrega de declaração de participação e sorteio de livros.
PROGRAMAÇÃO 2012.1
21/MARÇO - O último selvagem
[The last of his tribe / 1992 / 90min / Estados Unidos / Direção: Harry Hook]
O que acontece quando o último remanescente de uma tribo indígena americana é obrigado a encarar sozinho o século 20? Na linha de “Dança com Lobos”, este filme mostra a contrastante relação entre o último selvagem vivo da tribo Yahi e um antropólogo da Califórnia. Emocionantes lições de vida extraídas de um doloroso relato que registra a extinção de toda uma raça.
CONVIDADO: Francisco Lamartine
28/MARÇO - O olho do diabo
[Djävulens öga / 1960 / 87min / Suécia / Direção: Ingmar Bergman]
O inferno está em polvorosa por causa de um terçol no olho do diabo. A causa do mal é terrena: a virgindade de uma jovem de 20 anos prestes a se casar. Diante disso, o diabo envia Don Juan para tentar a moça e evitar que ela chegue casta ao casamento.
CONVIDADA: Joselene Monteiro
11/ABRIL - Colcha de retalhos
[How to make an American quilt / 1995 / 109min / Estados Unidos / Direção: Jocelyn Moorhouse]
Para se preparar para o casamento e elaborar sua tese de mestrado, a jovem Finn Dodd vai morar com sua avó. Lá encontra várias amigas da família, que preparam uma colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito, ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprovados, mas repletos de sentimentos, que estas mulheres viveram.
CONVIDADA: Francirene Paula
18/ABRIL - Amor?
[Amor? / 2011 / 100min / Brasil / Direção: João Jardim]
"Amor?" é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que abordam ciúme, culpa, paixão e poder.
CONVIDADA: Eliane Diógenes
25/ABRIL - Réquiem
[Requiem / 2006 / 93min / Alemanha / Direção: Hans-Christian Schmid]
Michaela cresceu, no sul da Alemanha, na década de 1970, sob os dogmas católicos de sua família. Mesmo sofrendo de epilepsia, convence sua família de que pode frequentar a universidade fora de seu povoado, contudo suas crises passam a ser mais violentas. Ao procurar um sacerdote, este acredita que se trata de um problema de possessão e lhe sugere um exorcismo. Baseado em fatos reais.
CONVIDADO: Daniel Franco
9/MAIO - O filho da noiva
[El hijo de la novia / 2001 / 123min / Argentina e Espanha / Direção: Juan José Campanella]
Aos 42 anos, Rafael Belvedere está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Ele é dono de um restaurante, propriedade da família há muitos anos, que está passando por uma crise, devido à situação econômica. Rafael raramente visita sua mãe, Norma, que tem mal de Alzheimer, pois ela sempre implica com suas namoradas. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e, além disso, há sua atual namorada, que sempre lhe exige atenção e comprometimento.
CONVIDADA: Regina Nogueira
16/MAIO - Frida
[Frida / 2002 / 123min / Estados Unidos, Canadá e México / Direção: Julie Taymor]
O filme retrata a vida de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela canalizou, em suas telas, sua dor (decorrente de lesões adquiridas ao longo da vida) e o casamento tempestuoso com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes.
CONVIDADA: Caciana Linhares
23/MAIO - Perfume, a história de um assassino
[Perfume: the story of a murderer / 2006 / 147min / Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos / Direção: Tom Tykwer]
Jean-Baptiste Grenouille nasceu em circunstâncias sub-humanas, num mercado de peixes em Paris, em 1738. Ele cresceu e logo descobriu que possuía um dom incomum: era capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Quando adulto, tornou-se aprendiz em uma perfumaria e criou novas fragrâncias. Entretanto, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.
CONVIDADO: Ronald Araújo
30/MAIO - Melancolia
[Melancholia / 2011 / 136min / Dinamarca, Suécia, França e Alemanha / Direção: Lars von Trier]
Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto, Justine está prestes a se casar com Michael. Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire, que juntamente com seu marido John realiza uma festa suntuosa para a comemoração. Apesar de toda a pompa do evento e da devoção de seu noivo, Justine sente que há algo errado.
CONVIDADA: Karla Martins
13/JUNHO - O império dos sentidos
[Ai no korîda / 1976 / 109min / Japão e França / Direção: Nagisa Ôshima]
Retrata o tórrido caso de amor entre um homem, Kichizo, e uma camareira de hotel, Sada Abe. O desejo dos dois se transforma numa obsessão sexual extremamente forte. Intensamente excitado por ela, Kichizo arrasta-a para uma espiral erótica que os afasta progressivamente do mundo exterior, ao ponto que os dois abrem mão de tudo, inclusive da vida.
CONVIDADO: Antonio Secundo
20/JUNHO - Milk - A voz da igualdade
[Milk / 2008 / 128min / Estados Unidos, Direção: Gus Van Sant]
O filme, ambientado no início dos anos 1970, conta a história de Harvey Milk, um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott em San Francisco. Milk, político norte-americano e ativista, foi o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos.
CONVIDADO: Orlando Cruxên
Idealizadores do Projeto
Raphael Marques de Miranda Costa
Yuri Ximenes Ávila Siqueira Telles
Bolsistas ligados ao Projeto
Aliatá Ricelli Fernandes Araújo
Ana Giselle dos Santos Gadelha
Thaiane Alexandre Porto
Victor de Oliveira Nepomuceno
Não-bolsista ligado ao Projeto
Miguel Fernandes Vieira Filho
Mestranda ligada ao Projeto
Ana Carolina Pacheco Bittencourt
Convidados
Antonio Secundo dos Santos
Caciana Linhares Pereira
Daniel Franco de Carvalho
Eliane Vasconcelos Diógenes
Francisco Lamartine Guedes Pinheiro
Francirene de Souza Paula
Joselene Monteiro Silva
Karla Patrícia Martins
Regina Nogueira Faust
Ronald de Paula Araújo
Coordenação do Projeto
Prof. Orlando Soeiro Cruxên (Coordenador)
Profa. Laéria Bezerra Fontenele (Coordenadora Adjunta)
Contato
Fone / Fax: (85) 3366 7727
E - mail: cinefreud@gmail.com
Site: www.psicanalise.ufc.br/cinefreud.html