O Psicanalista, sua clínica e sua cultura

Apresentação

       O Laboratório de Psicanálise da UFC, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e do Mestrado em Psicologia dessa mesma Universidade, promoveu no período de 26, 27 e 28 de maio de 2011, no Mareiro Hotel, em Fortaleza, o VI Congresso Nacional de Psicanálise e do XV Encontro de Psicanálise da UFC. O tema do evento - O psicanalista, sua clínica e sua cultura - ensejou a discussão acerca dos desafios impostos à psicanálise por nossa cultura atual. Foram, também, retomadas e discutidas as principais teses de Freud e de Lacan, acerca das relações entre a cultura e os constrangimentos pulsionais responsáveis pelo desencadeamento dos sintomas e do conseqüente déficit de felicidade que se fazem sentir pelos sujeitos neuróticos. A arte, sua vinculação com a cultura e sua importância como testemunho do inconsciente foi um objeto de muitas reflexões. Além desses temas nucleares foram abordadas questões referentes à psicanálise como ciência; à inserção do trabalho do psicanalista em instituições; relatos e reflexões sobre casos clínicos e questões de interesse da clínica psicanalítica na atualidade. Tal abrangência possibilitou a fecundidade das discussões científicas entre os participantes do evento e teve significativa importância para a divulgação da psicanálise em nossa cultura, além de concorrer para a aproximação de diferentes integrantes de Programas de Pós-Graduações inseridos em diferentes regiões do País.

       Na avaliação das Comissões Científica e Organizadora, os principais objetivos do Evento (contribuir para a divulgação do saber psicanalítico, visando ampliar as possibilidades de interlocução com psicanalistas, estudantes e professores da graduação e da pós-graduação de outros Estados do Brasil; o fortalecimento da cultura acadêmica; a integração da graduação com a pós-graduação; e a difusão da Psicanálise) foram amplamente alcançados, principalmente se ressaltarmos o considerável número de universidades brasileiras e instituições psicanalíticas presentes ao congresso, bem como a demanda significativa de inscrição de trabalhos, os quais foram devidamente avaliados e selecionados pela comissão científica.

       As propostas selecionadas foram assim distribuídas na programação: três conferências, duas palestras, dezoito mesas redondas e vinte sessões de trabalho. O público assistente, em sua expressiva maioria, foi composto por psicanalistas, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes cursos do País.

       Estamos seguros de que a publicação eletrônica dos Anais do Evento pode dar testemunho da diversidade dos estudos, da riqueza e da originalidade das reflexões e, principalmente, do avanço dos nossos esforços de pesquisa, em torno da temática 'psicanálise', em nossas academias e instituições psicanalíticas. Ressaltamos, no entanto, que a obediência às normas da língua culta é de responsabilidade de cada autor.

       Agradecemos, finalmente, a todos os colegas psicanalistas que contribuíram para tornar o evento factível.


Fortaleza, maio de 2011

Laéria Fontenele
Presidente do VI Congresso Nacional de Psicanálise e do XV Encontro de Psicanálise da UFC